Linha do Tempo
Os Mangás têm origem no Japão Feudal, no período Nara, no qual surgiram os primeiros rolos de pintura, os emakimonos. Nesses rolos, os japoneses juntavam textos e pinturas contando histórias, mitos e lendas desenrolando o papel.
O emakimono conservado mais antigo é “Genji Monogatari”, datando do século XII.

Dando um enorme salto no tempo, em 1814 surge o termo “Mangá”, vindo de “hokusai mangá”, um tipo de ilustração feito por Katsushika Hokusai. Porém, as produções modernas que conhecemos hoje sofreram influência de desenhos ocidentais.
Shin Takarajima (A nova ilha do tesouro, 1947) de Osamu Tezuka foi o Mangá que definiu as principais características dos quadrinhos atuais. Já sofrendo influência de cartoons e produções do ocidente, essa obra concretiza expressões exageradas, balões de fala e enquadramentos semelhantes aos de produções cinematográficas.


Os Mangás ficaram mais populares por conta dos animes, que são adaptações da mesma história, só que animadas, que acabaram por serem transmitidas na TV.
Por conta disso, um dos primeiros Mangás a se tornar anime foi o Dragon Ball. Lançado em 26 de fevereiro de 1986, é o mangá /anime mais conhecido do mundo. Mesmo sendo considerado da “antiga geração”, a franquia se mantém no topo até os dias de hoje.
A obra de Akira Toriyama conta a história de Son Goku, um menino que tem cauda de macaco, de uma raça alienígena chamada Sayajin. Vivendo sozinho na terra, o pequeno Sayajin conhece Bulma, menina da cidade onde mora cujo objetivo é encontrar as sete esferas do dragão, que, ao serem reunidas, podem invocar Shenlong, um dragão que realiza qualquer desejo. Podemos ver, ao longo da série, o crescimento de Goku e os aliados que vai obtendo em sua jornada de encontrar as esferas.
Com o passar do tempo, o Mangá foi se renovando. Dando continuidade à história, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Super, entre outros, mostram novas aventuras de Goku e seus amigos.
Hoje, a série já possui filmes, jogos, bonecos, camisas e todo tipo de produto.

Por que Dragon Ball é tão importante?
Porque ele influenciou muitos dos Mangás que foram escritos.
Bleach, lançado em 5 de janeiro de 2002, escrito por Tite Kubo; e Naruto, 21 de setembro de 1999, escrito por Masashi Kishimoto, são outras obras que se inspiraram nos escritos de Toriyama para criarem suas obras.
One Piece, publicado em 20 de outubro de 1999, é o Mangá mais vendido de todos os tempos, alcançando, no final de 2021, 490 milhões de cópias vendidas.
Bleach, Naruto e One piece são considerados o “Big Three”, os animangás mais famosos pós Dragon Ball que marcaram uma geração; posteriormente, também serviriam de inspiração para novas obras.
Atualmente, os mangás que mais fazem sucesso são conhecidos como “New Gen”. Entre os membros dessa geração estão Boku no Hero Academia, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Attack on Titan, Tokyo Revanges, Black Clover , Jujutsu Kaisen, Fire Force, entre outros.

Entretanto, a maioria dos Mangás da nova geração já chegou ou está chegando ao fim, o que deixa os leitores preocupados. Portanto, o futuro dos Mangás é desconhecido e só nos resta esperar para ver o que vem adiante. E torcer para continuarem, claro!




